Saúde feminina: 5 benefícios do yoga para reduzir a ansiedade

Para cuidar da saúde feminina é preciso olhar de uma forma abrangente. Logo, é fundamental cuidar dos aspectos físicos, mentais e emocionais. Esses fatores são trabalhados dentro das atividades físicas como o yoga. Então, veja 5 benefícios do yoga para reduzir a ansiedade.

Confira mais sobre essa prática que une respiração e
exercícios com o propósito de harmonizar e equilibrar corpo e mente.

Por que o yoga ajuda a reduzir a ansiedade?

Os exercícios de
yoga são ótimos para harmonizar a respiração. Assim, ao trabalhar em conjunto entre
o físico e o mental é possível trazer mais calma, resistência e força para
ambos.

A prática ajuda a
educar nossa postura e a eliminar hábitos nocivos, como os pensamentos
acelerados. Assim, quem mergulha nesse universo consegue ter mais consciência do
seu agora.

Esse fato é muito importante para a pessoa ansiosa. Isso ocorre porque os exercícios levam o praticante a prestar atenção ao seu presente, por meio das técnicas meditativas, de respiração e alongamento.

Dessa forma, é possível parar o ciclo automático da preocupação constante. Logo, como o autocuidado nas atividades de yoga é mais fácil conseguir dominar a mente e aperfeiçoar o corpo. Sendo assim, o resultado é uma grande redução da ansiedade.

Quais são os benefícios do yoga para reduzir a ansiedade?

O yoga, além de uma atividade física, também é reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma terapia integrativa. Portanto, essa prática é excelente para tratar o ser humano de maneira completa. Então, confira quais benefícios o yoga traz para aliviar a ansiedade.

1. Melhora a capacidade respiratória

Um dos princípios do yoga é trabalhar com os pranayamas, que também recebem o nome de respiração yogue. Por isso, durante todas as práticas o sistema respiratório é trabalhado. Essa técnica é essencial para manter a calma durante uma crise de ansiedade, uma vez que a sensação de sufocamento é um dos sintomas.

2. Exercita as habilidades cognitivas

Ao unir respiração e atividades físicas, o cérebro precisa focar sua atenção completamente àquela prática. Assim, a mente fica mais serena e é possível trabalhar a capacidade mental e o autocontrole.

3. Reduz a pressão arterial e frequência cardíaca

Outro sintoma das crises de ansiedade é a elevação dos batimentos cardíacos. Logo, isso leva a um aumento da pressão arterial. No yoga, o praticante é ensinado a acalmar seu organismo, preservando o estado de paz interior.

4. Diminui o estresse

Todas as atividades físicas podem ser utilizadas para a diminuição do estresse. O yoga é indicado para quem deseja alcançar a sensação de tranquilidade. Sendo assim, combina perfeitamente com as pessoas que sofrem com ansiedade.

5. Alivia os transtornos afetivos

Essa técnica ajuda a lidar melhor com as emoções. Por isso, o praticante consegue entender o que sente e superar transtornos como a depressão, tristeza, mágoa, nervosismo e a própria ansiedade.

Agora que você já sabe esses 5 benefícios do yoga para reduzir a ansiedade, basta colocar em prática e melhorar a área de saúde feminina. Busque um espaço qualificado para o ensino e comece uma aula experimental. Caso goste, mantenha essa atividade em sua vida.

Gostou do artigo? Então, agora é sua vez. Qual a sua
atividade física favorita para aliviar a ansiedade? Conte mais sobre ela nos
comentários.

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