Como uma dieta afeta sua saúde?

Desde as celebridades até o cidadão comum, todos já ouviram falar ou realizaram um regime restrito para emagrecer. Seja a dieta da sopa, dieta do ovo, dieta dos carboidratos etc. Nomes não faltam. Porém, já se perguntou como uma dieta afeta a sua saúde?

Veja a conclusão de uma pesquisa científica sobre as dietas e entenda como a restrição de comida atua no seu organismo.

O que a ciência diz sobre as dietas?

Os hábitos de dietas foram analisados em um estudo feito pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard e publicados no New England Journal of Medicine. Este foi o maior experimento realizado na área.

Os pesquisadores analisaram 811 pessoas consideradas com sobrepeso. Elas foram organizadas em quatro grupos distintos durante dois anos. Cada grupo adotou uma dieta saudável que divergia na quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras consumida.

Ao final do estudo todos os participantes perderam em média 4 quilos. Sendo assim, a conclusão dos estudiosos é que não importa o que se coma, o que faz emagrecer é consumir menos calorias. Apontado, ainda, que dietas restritivas podem engordar.

A parte positiva dessa pesquisa é indicar o que os nutricionistas já tentam incluir nas dietas: não há motivos para deixar de comer o que se gosta, basta consumir cada porção moderadamente.

Como uma dieta age no organismo?

A parte negativa da notícia é avaliar que apenas 4 quilos foram eliminados em média durante dois anos. Ainda que alguns voluntários tenham perdido 6 quilos no primeiro semestre, a ansiedade abalou o autocontrole, fazendo com que eles recuperassem o peso perdido.

Logo, é dessa forma que uma dieta age no organismo. Ainda que haja um período intenso de restrição alimentar que leva a perder alguns quilos, a mente induz para que a pessoa volte ao seu peso inicial ou ganhem ainda mais.

Muito além de desmotivação, o próprio corpo age para que aqueles que estão de dieta recuperem o peso. Quanto mais radical o regime for, maior será a necessidade de recuperar os quilos perdidos.

Isso ocorre porque o cérebro não consegue diferenciar uma escolha por comer menos de um período em que há pouco alimento. Ou seja, o organismo entende que se há uma diminuição na massa corporal a vida da pessoa está em risco. Por isso ele passa a estocar o máximo de energia possível.

Como uma dieta afeta sua saúde?

Para saber como uma dieta afeta sua saúde, entenda que o objetivo do organismo é manter as funções naturais em ordem. Ou seja, ele precisa que a pessoa caminhe, respire, pense e preserve sua temperatura adequada. Logo, ele utiliza as gorduras, carboidratos e proteínas para isso.

Os carboidratos são a principal fonte energética do corpo. Em um período de dietas, o organismo consome primeiro essa parte, depois as gorduras e então as proteínas. Esse processo é chamado de emagrecimento. Porém, seu corpo sempre estará tentando poupar ao máximo suas gorduras e proteínas.

Por isso uma dieta restritiva indica para o seu metabolismo que sua saúde está em perigo, o que leva até mesmo a crises de ansiedade e compulsão. Então, para perder peso de forma saudável, o indicado é eliminar de 5% a 10% do peso total mensalmente. Logo, quem pesa 60 quilos, deveria perder, no máximo, 1 quilo por mês. Assim, o organismo não reage mal.

Sendo assim, mais vale consumir alimentos balanceados em conjunto com atividades físicas. O emagrecimento lento leva a consistência e manutenção do peso. O que é o oposto das dietas que fazem o corpo acreditar que está em risco.

Você sabia essas informações sobre os regimes? Deixe nos comentários qual é a sua experiência com dietas restritivas.

Deixe uma resposta